O Wushu é desporto e expressão de arte,

uma forma abrangente da cultura do corpo humano.

Origem Primitiva

A Arte Marcial Chinesa (Wushu) tem uma história milenar e grande popularidade tanto na China como no resto do mundo, pelo seu carisma único que tem origem na cultura oriental tradicional. O seu aparecimento é primitivo, com início durante o Reino dos Xia, cerca de 4500 a.C. Na sua origem, o Wushu era praticado para defesa pessoal e aquisição de meios de subsistência. Nessa altura não era intencional, planeado ou desporto organizado. Com a evolução social, e o incremento das actividades produtivas, culturais e científicas, as rotinas de Wushu foram tomando também diferentes formas.

Era militar

Com a era militar chinesa (a partir de 771 a.C.), os intensos conflitos serviram de catalisadores, proporcionando condições ao desenvolvimento do Wushu, que amadureceu e formou sistemas completos de defesa e ataque com o surgimento em quantidade do armamento em bronze. A dinastia Han (221 a.C. – 220 d.C) marca o desenvolvimento de armas, formam-se diferentes estilos de Wushu e começa a consolidar-se a teoria das artes marciais. A Rota da Seda (115 a.C.) contribui para a disseminação das técnicas de Wushu por toda a China.

Mural com mais de 500 anos que representa o treino de Wushu no mosteiro de Shaolin.

Entre as dinastias Ming e Qing (1368-1911), estabelecem-se os fundamentos do Wushu actual. Durante o seu longo processo de evolução e desenvolvimento, o Wushu foi enriquecido pela cultura chinesa tradicional, ao mesmo tempo que influenciou as formas culturais ancestrais chinesas. O Wushu marcou a literatura chinesa clássica, a ópera tradicional chinesa, a música, a dança, a pintura e a religião na China.

Caminho Olímpico

Em 1928 foi criado o Centro Nacional de Wushu. As competições de Wushu iniciaram em 1932, e em 1936 a China apresentou pela primeira vez o seu desporto com um grupo de mestres de Wushu nos 11ºs Jogos Olímpicos, em Berlim. A partir de 1949 o Wushu desenvolve-se como desporto e a modalidade passa a ser obrigatória no ensino da educação física. Em 1958, foi implementada a Chinese Wushu Association, surgindo clubes, escolas e institutos de pesquisa em toda a China, rural e urbana. Em 1990 é fundada a Federação Internacional de Wushu (IWUF) e o Wushu estende-se aos 5 continentes.

Equipa chinesa que apresentou o Wushu nos 11ºs Jogos Olímpicos em Berlim, 1936.

1998 marca a 1ª candidatura aos Jogos Olímpicos e a competição é adaptada ao sistema olímpico. Nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, o Wushu é apresentado no Beijing Wushu Tournament 2008.

Beijing Wushu Tournament 2008

Em 2014, o Nanjing Youth Wushu Tournament é incluído no Sports Lab dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing. O Wushu está agora na corrida para os Jogos Olímpicos de 2024.

Nanjing Youth Wushu Tournament

jetli_13thwwc

Wushu e a 7ª Arte

O Wushu tem-se integrado com muitas formas modernas de arte, alargando o horizonte das artes marciais. O Wushu, a televisão e o cinema têm colaborado, produzindo filmes e séries de tv de artes marciais, com um papel activo no entretenimento e na disseminação do Wushu. Exemplo disto mesmo é Jet Li, Embaixador Oficial da IWUF, ex-atleta e membro de excelência da Beijing Wushu Team e actor de filmes de artes marciais reconhecido internacionalmente.
Vídeo oficial