Atletas dignificam Portugal no 6º Mundial de Juniores na Bulgária

Os nossos atletas, Bernardo Vieira de 10 anos e José Amorim de 14 anos, representaram a Selecção Nacional de Wushu da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, no 6º Campeonato do Mundo de Juniores de Wushu, que decorreu entre 25 de Setembro e 3 de Outubro em Burgas, na Bulgária, uma prova oficial da Federação Internacional de Wushu (IWUF).
Os atletas partiram acompanhados pelos seus treinadoresAlexandre Oliveira – também treinador adjunto da Selecção Nacional de Wushu e Ana Rita Rego. Com Portugal competiram selecções de todos os continentes.
José Carlos Amorim, “cumpriu os objectivos definidos que passavam por executar as suas provas com o menor número de falhas possível e superar os níveis de performance apresentados no Campeonato da Europa de Maio passado, em Moscovo”, segundo o treinador Alexandre Oliveira. A competir no escalão juvenis 13-15 anos, José Amorim entrou com algum nervosismo naquela que foi a sua prova de estreia num campeonato do mundo – Changquan, onde ficou classificado em 22º lugar. No segundo dia de competição, e já mais confiante, José Amorim parte para a segunda prova – Daoshu (sabre norte) onde conquista a sua melhor classificação deste mundial – 13º lugar. 
Na sua terceira e última prova do mundial, o seu treinador Alexandre Oliveira considera que “com o nível de qualidade demonstrado pelo atleta na prova de Gunshu (bastão norte da China), o atleta poderia ter ficado melhor classificado do que o 14º lugar conquistado.
Bernardo Vieira, a competir no escalão 9-12 anos, após uma semana de doença gástrica da qual resultou uma perda de peso de quase 4 kg durante a semana de competição, partiu para a sua primeira prova com grande determinação e vontade de apresentar a melhor performance possível, tendo alcançado o 10º lugar em Qiangshu (Lança norte da China).
No segundo dia de competição, o atleta encontrava-se em enorme esforço físico, mas não deixando de realizar a sua segunda e última prova do mundial – Changquan, classificou-se em 38º lugar numa prova com 50 atletas de todo o mundo. A equipa da seleção nacional tudo fez para recuperar o atleta para poder competir nas duas provas que realizou, tendo sido, no caso do atleta Bernardo Vieira, um “enorme exemplo de superação do atleta e da equipa”, afirma Ana Rita Rego.
A equipa já se encontra com os olhos postos no próximo Campeonato do Mundo de Juniores de Wushu, que se realizará no Brasil, em Brasília, em 2018. Para este próximo mundial, ambiciona alcançar ainda melhores resultados com estes atletas e ver convocados outros atletas da Jing-She para representarem Portugal no Brasil, naquela que é a prova de juniores com o maior nível mundial.

No Replies to "Atletas dignificam Portugal no 6º Mundial de Juniores na Bulgária"


    Got something to say?