Hino Nacional ouviu-se em Moscovo
Os atletas da Jing-She tiveram uma extraordinária participação na competição, tendo conquistado 6 das 9 medalhas portuguesas: o único Ouro de Portugal, 3 Pratas e 2 Bronzes. A Seleção Nacional chegou no passado Sábado a Portugal do 16º Campeonato da Europa de Wushu que decorreu em Moscovo na Rússia, entre 14 e 20 de Maio.
No 1º dia de competição Portugal subiu ao pódio, com os atletas Tomás Marques e Bernardo Vieira a conquistarem o Bronze em Nanquan (punhos sul) e Changquan (punhos norte), 9-11 anos. Em Changquan cadetes, José Amorim alcançou o 4º lugar e Gabriel Cunha o 8º. No 2º dia de provas, José Amorim alcançou o 4º lugar em Daoshu (sabre norte), 12-14 anos.
Os atletas fazem história e o hino de Portugal ouve-se no 3º dia do Europeu, quando Tomás Marques subiu ao pódio para receber a Medalha de Ouro, sagrando-se Campeão Europeu de Nandao (sabre do sul), 9-11 anos – o primeiro português a obter o Ouro neste vector de competição.
Nos 4º e 5º dias de provas, os famalicenses conquistam 3 medalhas de prata: Bernardo Vieira, Vice-Campeão Europeu de Jianshu (espada), 9-11anos e Tomás Marques, Vice-Campeão Europeu de Nangun (bastão sul) e novamente Bernardo Vieira, Vice-Campeão Europeu, desta vez em Qiangshu (lança).Gabriel Cunha classificou-se em 6º lugar em Jianshu cadetes 12-14 anos, e José Amorim ficou classificado em 7º lugar em Gunshu (bastão norte) cadetes 12-14 anos.
A disputa dos pódios em todas as provas foi frente às maiores potências da modalidade na Europa – a Rússia e a Ucrânia. Os atletas da Jing-She deixaram claro em Moscovo, o elevado nível com que o Wushu é praticado em Portugal e que são uma força a ser considerada.
A Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD congratulou os atletas pela dedicação, espírito de equipa, empenho e resultados, sublinhando o seu orgulho nesta comitiva que representou o País.
Para os treinadores da Jing-She, Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego, estes resultados são a consolidação do seu trabalho e investimento na alta competição com o objectivo de elevar o Wushu português. A preparação da sua equipa para o Europeu de Wushu Moderno, competição mais exigente, começou logo após o último Campeonato da Europa de Wushu Tradicional que decorreu em Maio do ano passado em Stara Zagora e do qual os seus atletas trouxeram 2 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes.
Agora, a equipa está já focada na preparação para a possível representação de Portugal nos 6ºs Mundiais de Juniores, que decorrerão em Setembro e Outubro deste ano em Burgas na Bulgária, bem como provas do circuito internacional, e os nacionais que decorrerão no último trimestre do ano.
Got something to say?
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.