Pódios e excelente prestação colectiva no 4º Europeu de Kungfu Tradicional em Tbilisi
A Seleção Nacional de Wushu da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD (FPAMC) regressou a Portugal do 4º Campeonato da Europa de Kungfu Tradicional que decorreu em Tbilisi, na Geórgia, entre 13 e 21 de Maio, com 8 pódios na bagagem. Os atletas da Jing-She tiveram uma extraordinária participação na competição, sendo responsáveis por 5 das 8 medalhas portuguesas: 2 Ouros, 1 Prata e 2 Bronzes.
No 1º dia de competição apenas Tomás Marques teve prova. O atleta conquistou o primeiro pódio para Portugal, abrindo as hostes com o Hino Nacional a entoar-se no Olympic Palace de Tbilisi. Tomás Marques sagra-se Campeão Europeu, conquistando o Ouro na prova de Nanquan tradicional (punhos sul) sub 12 masculinos, com a pontuação de 8.525. O atleta deixou para trás cinco atletas russos, dois turcos, um polaco e um georgiano.
Os atletas famalicenses continuam a fazem história e o Hino de Portugal volta a ouvir-se no 2º dia do Campeonato da Europa quando José Amorim sobe ao pódio para receber a Medalha de Ouro, sagrando-se Campeão Europeu de Daoshu Tradicional (sabre do norte) cadetes masculinos 12-14 anos, com a pontuação de 8.45. O Campeão Europeu superou atletas da Rússia, Geórgia, Holanda, Grécia e Hungria. De seguida, Tomás Marques somou Prata ao Ouro alcançado no dia anterior, tornando-se assim Vice-Campeão Europeu na prova de Nandao Tradicional sub 12, com a pontuação de 8.17. Tomás Marques superou, nesta prova, atletas da Rússia, Turquia e Polónia. Neste segundo dia de provas, competiram também Catarina Teixeira, sendo 6ª classificada em Jianshu Tradicional cadetes femininos com 7.65 e 8ª classificada em Chaquan com 7.975. Bernardo Vieira foi 7º classificado em Chaquan sub12 com 7.75 e José Amorim foi 4º classificado na prova de Estilos de Imitação/Acrobáticos, com 8.65.
No 3º e último de competição para os atletas da Jing-She, os 4 atletas voltaram às provas. Bernardo Vieira conquistou o Bronze na prova de Jianshu Tradicional sub12, ao classificar-se em 3º lugar com a pontuação de 7.85. O atleta superou atletas da Rússia, Ucrânia e Geórgia. De seguida, Tomás Marques soma também Bronze ao Ouro e Prata alcançados nos dois primeiros dias, subindo assim ao pódio para receber a Medalha de Bronze conquistada na prova de Armas Longas. Com a pontuação de 7.90, o atleta superou nesta prova, atletas da Rússia e Polónia. A estreante Catarina Teixeira, conseguiu o seu melhor resultado no Europeu, sendo 5ª classificada em Armas Longas cadetes femininos com 7.50. José Carlos Amorim, foi 4º classificado em Shaolin Gun com 8.05 e ainda Bernardo Vieira conquistou o 7º lugar na classificação com a pontuação de 7.80.
O Seleccionador Nacional José Machado congratulou todos os atletas e equipa técnica: “Como Selecionador Nacional, quero felicitar a FPAMC, Associações, Treinadores das mesmas, observadores. Mas principalmente à equipa técnica e aos atletas pelo espírito de equipa, esforço, dedicação, prestação e resultados obtidos no 4º Campeonato Europeu de Kung Fu Tradicional Geórgia/Tbilisi 2017, são um orgulho para todos nós. Louvar toda a camaradagem que existiu durante a prova, foram uma verdadeira seleção e equipa. Hoje é hora de festejar, amanhã de continuar a trabalhar com seriedade e afinco…”
Tomás Marques, atleta de 11 anos, a respeito de ter alcançado os títulos de Campeão, Vice-Campeão e Bronze num europeu, pelo segundo ano consecutivo: “Significa mérito, esforço e que os meus treinos têm sido um sucesso.” Há 2 anos, neste mesmo europeu, o atleta conquistou o título de Vice-Campeão em prova de equipa com Bernardo Vieira, não tendo conquistado no entanto nenhum pódio individual. Em 2017, o atleta garantiu o seu sucesso individual e afirma “Significa que evoluí, e que não devemos desistir.”
Bernardo Vieira, também de 11 anos, considera relativamente ao seu desempenho: “Acho que me empenhei bem nas 3 taolu, e apear de não ter estado em 2 pódios (dos 3 possíveis), considero que as provas me correram bem.”
José Amorim, 14 anos, que conquistou no anterior europeu de há 2 anos, o título de campeão europeu, afirma “Sinto-me orgulhoso pelo 1º lugar, mas considero que o meu desempenho pode ser melhor. Ainda assim, melhorei.”
A estrear-se em provas internacionais oficiais neste europeu, a famalicense Catarina Teixeira de 13 anos, considera “Acho que para a primeira vez, correu bem, e tenho que treinar ainda mais para obter melhores resultados na próxima.”
Os restantes atletas da Seleção Nacional, Miguel Azevedo (senior) da Associação Choy Lee Fut do Porto e Sílvia Cruz (cadete) da Associação de Artes Marciais Chinesas She-Si, conquistaram dois ouros e um bronze respectivamente.
A disputa dos pódios em todas as provas foi frente às maiores potências da modalidade na Europa – Rússia, Turquia, Israel e Ucrânia. Os atletas da Jing-She reafirmaram mais uma vez, em Tbilisi, o elevado nível com que o Wushu é praticado em Portugal pela escola de Famalicão e que são já uma força reconhecida pelas seleções nacionais dos países adversários.
Alexandre Oliveira, treinador-chefe dos atletas da Jing-She e também treinador-adjunto da Seleção Nacional de Wushu, afirma “O nível competitvo aumentou, cada vez mais a Europa se aproxima do nível asiático. Independentemente das classificações, os três atletas experientes em europeus (Tomás Marques, Bernardo Vieira e José Amorim), deram um salto gigante na sua evolução como atletas, em todos os sentidos. A atleta estreante Catarina Teixeira, esteve muito bem na primeira vez a pisar o tapete europeu, ao lado das melhores atletas da europa, tendo mesmo competido no seu escalão, contra uma atleta russa, campeã do mundo de juniores.” Em balanço sobre a prestação da comitiva portuguesa de 7 atletas (5 juniores e 2 seniores), o treinador considera que “O balanço é positivo, esperava melhores resultados de alguns atletas, mas a competição é isto mesmo, às perde-se, outras vezes ganha-se.”
Para os treinadores da Jing-She, Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego, estes resultados são a afirmação do seu trabalho consolidado e investimento na alta competição com o objectivo de elevar o Wushu Kungfu português. A equipa está já focada na continuação do trabalho para os restantes nacionais deste ano.
Tudo sobre o europeu em jing-she.com/georgia17.
Imagem de destaque: José Machado
Got something to say?
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.