5 atletas representaram Portugal no Europeu Online de Wushu

Atletas da Jing-She obtiveram 9 provas nos 10 primeiros lugares e 4 provas entre os 11º e 14º lugares.

O 1º Campeonato da Europa de Wushu Online, que decorreu entre 27 de Maio e 4 de Junho, surgiu como resposta da EWUF (Federação Europeia de Wushu) à necessidade proporcionar aos atletas um estímulo em forma de desafio neste período de isolamento social no contexto da Covid-19 – “Estas são circunstâncias excepcionais, que requerem compreensão e acções excepcionais”, afirmou o Presidente da EWUF, Raymond Smith. A competição online não substituirá o Campeonato da Europa de Wushu 2020 presencial, que acontecerá assim que as condições da pandemia o permitirem.
Esta competição oficial teve algumas restrições relativamente ao tipo de provas e critérios de avaliação para tornar possível um evento de dimensão europeia em contexto digital. Os atletas executaram as suas provas em contexto de domicilio ou exterior (em condições não formais), numa área de espaço reduzida, de um máximo de 3m x 6m. Os vídeos de cada performance individual dos atletas foram submetidos previamente em plataforma digital, sendo as avaliações feitas por grupos de juízes e actualizadas em directo, em sistema de registo online da EWUF.
 
A representar Portugal na Seleção Nacional da federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, competiram os atletas da Jing-She Bernardo Vieira, Lara Marques, Francisco Pereira, Tomás Marques e Tomás Nunes, num total de 14 provas em avaliação.
 
Bernardo Vieira conquistou a Medalha de Bronze na prova de Qiangshu (lança) Juniores 12-14 anos. O atleta obteve ainda o 4º lugar na prova de Jianshu (espada) e o 12º lugar na prova de Changquan (punhos longos).
Também nos Juniores 12-14 anos, Francisco Pereira obteve o 5º lugar na prova Gunshu (bastão), o 8º lugar em Daoshu (sabre) e 14º lugar em Changquan. Tomás Marques obteve o 7º lugar em Nandao (sabre estilos sul), 8º lugar em Nangun (bastão estilos sul) e 10º lugar em Nanquan (punhos curtos). 
Nos iniciados 9-11 anos, Lara Marques, estreante na Seleção Nacional, obteve o 7º lugar na prova de Jianshu e o 12º lugar em Changquan. Tomás Nunes obteve o 7º lugar em Nanquan, 8º lugar em Nangun e 11º lugar em Nandao.
Todos os atletas da Jing-She em prova, tal como todos os praticantes do clube, mantiveram-se a frequentar treino online em casa, com a orientação dos treinadores, desde o encerramento dos treinos presenciais a 14 de Março.
Os atletas medalhados subirão ao pódio na cerimónia de abertura do próximo campeonato da europa presencial, a realizar-se possivelmente em Outubro.

No Replies to "5 atletas representaram Portugal no Europeu Online de Wushu"