Qigong é um tesouro cultural da China,

um método peculiar de treino físico e mental com mais de 5000 anos de história.

O Health Qigong é parte integrante do Qigong tradicional, tem como meios fundamentais o movimento do corpo, a respiração e o ajuste da actividade mental.

A 21 de Setembro de 2011, o Comité Olímpico Internacional atribuiu ao Health Qigong o prémio “Sport for All Grant”, em virtude da sua massiva disseminação na China e no mundo.

Em Portugal, a Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD tutela o Qigong (ou ChiKung). Internacionalmente, a instituição responsável pela sua regulamentação é a IHQF – International Health Qigong Federation.

Benefícios

  • Qigong Medicinal
    Baseado na teoria da medicina chinesa, enfatiza o equilíbrio Yin-Yang do corpo, através da cultivação da essência, Qi, e da dragagem dos meridianos e vasos.
  • Qigong Marcial
    O Wushu defende o refinar do Qi internamente e o forjar da forma externamente, procura fortalecer o corpo, prevenir doenças e autodefesa por meio de treino das partes interna e externa. O Qigong marcial enfatiza a ligação entre a mente, o Qi, a força e a forma, sendo a sequência Yi Jin Jing o exercício mais praticado.
  • Efeitos Fisiológicos e Psicológicos
    Regulação fisiológica, melhoria da constituição física, manutenção da boa capacidade cognitiva, manutenção do bom estado de humor e desenvolvimento do bom carácter.

 

  • Competição Internacional
  • As 9 Formas do Health Qigong

Folhetos descritivos

Baduanjin

"Oito peças de brocado."

Yijinjing

"Transformação dos músculos e tendões."

Wuxinqi

"Os cinco animais"

Liuzijue

"Seis sons curativos"

Taiji Yangsheng Zhang

"Bastão Taiji."

Ma Wang Dui Dao Yin Shu

"Exercícios Daoyin Mawangdui."

Shi Er Duan Jin

"Forma dos doze exercícios."

Da Wu

"Exercícios Dawu."

Daoyin Yangsheng Gong

"Doze passos Daoyin."