Três 4ºs lugares e cinco classificações Top 10 no Europeu de Wushu na Suécia

Os nossos atletas Lara Marques, Tomás Marques e Tomás Nunes, ao serviço da Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, representaram Portugal no 19º Campeonato da Europa de Wushu Kungfu, decorrido em Estocolmo, na Suécia, de 03 a 06 de Maio de 2024.

Cada um dos três atletas competiu em 3 provas de Wushu moderno. Lara Marques, 13 anos, a competir nos juniores femininos 12-14 anos, alcançou o 4º lugar na prova de Qiangshu (Lança), o 5º lugar na prova de Jianshu (Espada) e o 9º lugar na prova Changquan (Punho Longo). A atleta competiu nestas provas com atletas da Ucrânia, Alemanha, Suíça, Roménia, Letónia e Suécia. A atleta foi melhorando a sua performance de prova para prova, tendo arriscado o seu máximo esforço na terceira prova, e finalizado com a sua melhor performance e nota, na última prestação do Europeu. 

Tomás Marques, 18 anos, competiu neste Europeu no escalão juniores masculinos 15-18 anos, conquistou dois 4ºs lugares nas suas duas primeiras provas do campeonato – nas provas de Nanquan (Punhos do Sul da China) e de Nandao (Sabre do Sul da China). No seguimento da segunda prova, no segundo dia de Europeu, o atleta Tomás Marques lesionou-se no pé, tendo sido feito o possível para que pudesse competir na sua terceira e última prova – Nangun (Bastão do Sul da China). Para preservar a saúde do atleta, e prevenir maiores complicações na sua condição, foi optado que ficasse fora de prova. Tomás Marques classificou-se, nas duas provas realizadas, apenas a 0,09 e a 0,10 pontos da Medalha de Bronze, 3º lugar.

Tomás Nunes, 14 anos, competiu em escalão superior ao seu, nos juniores masculinos 15-18 anos, a par do atleta Tomás Marques. Na prova de Nanquan, Tomás Nunes classificou-se em 10º lugar, alcançou o 9º lugar na prova de Nandao e conquistou o 6º lugar na prova de Nangun. O atleta foi melhorando a sua performance de prova para prova, tendo finalizado com a sua melhor nota, na última prestação do Europeu. Foi o atleta mais jovem nestas 3 provas, único com 14 anos, a competir com atletas com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Tomás Marques e Tomás Nunes competiram neste europeu com atletas da Ucrânia, Itália, Grécia, Alemanha, Suíça, Roménia, e Letónia.

“Os três atletas cumpriram com o desempenho a que se propuseram, gerindo com resiliência a pressão da prova, sendo que cada um competiu pela primeira vez num Europeu, no escalão etário em que se encontram atualmente. Este foi o primeiro Europeu de Wushu Moderno desde o início da pandemia, e é bom constatar que o nível de qualidade dos atletas europeus está a aumentar, sendo mais diversificado em termos de nacionalidades nos topos das classificações. Os nossos atletas estão de parabéns por todo esforço, dedicação e espírito obstinado com que enfrentaram os desafios da preparação e da competição.”, afirmam os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego. Os atletas encontram-se agora a preparar os nacionais, bem como o Mundial de Juniores, que decorrerá no final de Setembro deste ano, na nação de Brunei, na Ilha do Bornéu, no sudeste asiático.

No Replies to "Três 4ºs lugares e cinco classificações Top 10 no Europeu de Wushu na Suécia"