Atletas da Jing-she Campeões Europeus e Bronze – e o brilho de toda a Seleção Portuguesa na Rússia

Escola Jing-She com Campeões Europeus e pódios na Europa há 5 anos consecutivos

O 5º Campeonato da Europa de Kungfu Tradicional, que decorreu em Moscovo, Rússia, de 25 de Abril a 1 de Maio, terminou com um balanço positivo para Portugal, no qual se incluem três pódios dos quatro atletas da Jing-She que integraram a Seleção Nacional de Wushu, que representou o nosso País. No total, a Seleção Nacional de Wushu conquistou 26 pódios, numa participação bastante positiva de Portugal neste Europeu.

Bernardo Vieira e Tomás Nunes realizaram um excelente primeiro dia de Europeu em Moscovo, com provas de elevado nível de performance. Tomás Nunes, de 9 anos, foi o primeiro em competição, para a prova de Nanquan Tradicional masculinos sub 12 anos. O atleta que se estreou na Seleção Nacional de Wushu, conquistou no primeiro dia e na sua primeira prova ao serviço de Portugal, a Medalha de Bronze com a nota de 7.20. Tomás Nunes treina Wushu Kungfu na Jing-She desde os 3 anos e meio (2013), compete nos Nacionais desde 2016, e é Campeão Nacional em várias categorias desde 2017.

Ainda a 28 de Abril, Bernardo Vieira, de 13 anos, competiu poucos minutos depois de Tomás, no escalão 12-14 anos, classificando-se em 6º lugar com uma excelente prova e pontuação de 8.15 em Shaolinquan. O atleta fez uma prova quase irrepreensível, nesta que foi a sua primeira vez a competir com o estilo Shaolinquan em competições internacionais ao serviço da seleção.

Nos 2º e 3º dias do Campeonato da Europa, os 4 atletas competiram em 10 provas. José Silva, de 12 anos, a competir pela primeira vez num Europeu de Kungfu Tradiconal, realizou uma excelente prova de Chaquan e classificou-se em 10º lugar com a pontuação de 7.12. Francisco Pereira, também a competir pela primeira vez num Europeu, realizou na manhã de 29 de Abril, um prova de grande qualidade, em Chaquan, classificando-se em 6º lugar com a pontuação 7.62. Bernardo Vieira classificou-se de seguida em 4º lugar em Daoshu Tradicional 12-14 anos, com um desempenho de grande qualidade, e a pontuação de 8.13. Francisco Pereira entra pela segunda vez no tapete, com uma excelente prova, classificando-se uma vez mais em 6º lugar em Daoshu Tradicional sub 12 anos, com a pontuação de 7.57.

Ao final da manhã do segundo dia de Europeu, José Silva competiu em Armas Curtas Tradicionais 12-14 anos, com mais um excelente desempenho. Classificou-se em 7º lugar com pontuação de 7.57. Ao início da tarde, Tomás Nunes faz mais uma excelente prova em Armas Curtas Tradicionais sub 12 anos, com mais um excelente desempenho. Classificou-se em 7º lugar com pontuação de 7.57. Francisco Pereira faz a sua terceira e última prova de grande qualidade em Gunshu Tradicional sub 12 anos, com mais um excelente desempenho. Classificou-se em 5º lugar com pontuação de 7.57.

Na manhã de 30 de Abril, Tomás Nunes realizou a sua última prova neste Europeu, em Gunshu Tradicional sub 12 anos, classificando-se em 10º lugar com 7.48. José Silva teve a sua última prova individual no Europeu, em Qiangshu Tradicional 12-14 anos, classificando-se em 6º lugar com 7.72. Bernardo Vieira realizou também a sua última prova individual no Europeu, em Gunshu Tradicional 12-14 anos, classificando-se em 5º lugar com 8.19.

No 4º e último dia de provas, Bernardo Vieira e José Silva sagram-se Campeões Europeus, conquistando o Ouro no 5º Campeonato da Europa de KungFu Tradicional. Os atletas são Campeões Europeus de Duilian Tradicional com Armas na categoria cadetes 12-14 anos. Com nota de 7.80, Bernardo e José superaram a dupla da Rússia que obteve 7.33. Este foi o primeiro pódio europeu e primeiro Ouro para o atleta José Silva, que treina da Jing-She desde os 6 anos (2013), compete nos Nacionais desde 2015, dezenas de pódios desde então. Bernardo Vieira treina desde os 5 anos na Jing-She e conta com 10 pódios europeus entre os quais 2 títulos de Campeão Europeu, 3 de Vice-Campeão Europeu e 5 Bronzes. Conquistou ainda um 4º lugar no mundial no Brasil em 2018 e tem dezenas de títulos nacionais desde 2013. Agora soma mais um título Europeu ao seu já valoroso currículo internacional.

Os atletas encerraram no topo, com a sua prova e pódio, a participação de Portugal no Europeu.

O treinador dos atletas Alexandre Oliveira, também treinador e team leader da Seleção Nacional, enaltece “os atletas pela evolução na qualidade técnica demonstrada neste Europeu. Este é o seguimento do trabalho desenvolvido diariamente com estes quatro atletas, ao longo dos últimos 8 anos. A perseverança e consistência no treino são a chave do sucesso, e isto será determinante para os resultados dos próximos anos”.

Sobre a participação dos seus atletas e de toda a Seleção de Portugal neste Europeu, Ana Rita Rego, Presidente da Direção da Associação Desportiva de Wushu Jing-She, comunica: “As nossas felicitações a toda comitiva da Seleção Nacional de Wushu que representou Portugal no 5º Campeonato da Europa de Kung-Fu Tradicional em Moscovo, pela conquista de 26 pódios em cerca de 70 provas. Com um esforço incansável, esta Seleção elevou o nome de Portugal na Europa. Congratulamos todos, por esta participação emocionante de Portugal no Europeu. Que o futuro traga a todos o maior sucesso. Para a Jing-She, estes resultados são um pequeno vislumbre do empenho incondicional diário da equipa técnica, dos atletas e dos pais. O fruto da paixão que envolve os que têm construído este projecto desde 2008, em conjunto com o sonho que se tem vindo a concretizar, ano após ano, de representar as Artes Marciais Chinesas ao mais alto nível, em Portugal, na Europa e Mundo”.

Seleção Nacional de Wushu no 5th European Kungfu Championships

José Machado (Selecionador Nacional da FPAMC)
Alexandre Oliveira (Treinador, Team Leader)
Andreia Pereira (Atleta de Taolu)
António Martingo (Atleta de Qingda)
César Alexander Ponzo (Atleta de Taolu)
Clara Santos (Atleta de Taolu)
Cristina Melo (Atleta de Taolu)
Beatriz Monteiro (Atleta de Taolu)
Bernardo Vieira (Atleta de Taolu)
Bruno Sousa (Atleta de Taolu)
Diogo Rodrigues (Atleta de Qingda)
Eva Reis (Atleta de Taolu)
Filipe Ramos (Atleta de Taolu)
Francisco Pereira (Atleta de Taolu)
Inês Carvalho (Atleta de Taolu)

Jessica Pinto (Atleta de Taolu)
João Correia (Atleta de Taolu)
Jorge Ricardo Pinto (Atleta de Qingda)
José Silva (Atleta de Taolu)
Júlia Garetti (Atleta de Taolu)
Mafalda Matos Costa (Atleta de Taolu)
Manuel Afonso Parente (Atleta de Qingda)
Marco Gonçalves (Atleta de Taolu)
Maria Sofia Lima (Atleta de Qingda)
Miguel Ângelo Azevedo (Atleta de Taolu)
Rodrigo Alheira (Atleta de Qingda)
Sílvia Cruz (Atleta de Taolu)
Telmo Filipe Marinho (Atleta de Qingda)
Tomás Nunes (Atleta de Taolu)

No Replies to "Atletas da Jing-she Campeões Europeus e Bronze - e o brilho de toda a Seleção Portuguesa na Rússia"